31.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

GNV começa a ganhar espaço na Cidade

29/07/2004 10h46 – Atualizado em 29/07/2004 10h46

O Gás Natural já começou a ganhar espaço em Três Lagoas. Segundo o gerente de Desenvolvimento Econômico, Cleber Pacheco de Almeida, as indústrias Mabel, Corttéx, Nelitéx e Avant já começaram a utilizar o gás natural como fonte de energia. Almeida informou também que até 2005 cerca de mais 20 indústrias passarão a utilizar o gás no seu funcionamento.

VEÍCULOS

A utilização do gás natural também atingiu os veículos da cidade. Conforme o sócio proprietário da Guapocar, Luis Adriano Garcia Corrêa, a mecânica já realizou a conversão de uma média de 280 veículos, desde 2001. A Guapocar faz a conversão para Gás Natural Veicular (GNV) em aproximadamente 20 automóveis por mês.

Além da Guapocar, a Auto Mecânica Boa Imagem também realiza a conversão para GNV de cerca de oito veículos por mês. O sócio proprietário da Boa Imagem, José Domingues da Silva, informou que sua empresa já realizou a conversão de aproximadamente 90 veículos, desde o ano passado. As duas mecânicas citadas são as únicas autorizadas a realizarem a conversão.

Hoje, o município possui apenas um auto-posto para abastecer os veículos movidos a gás. Segundo o funcionário do Posto Pioneiro, Ezequiel Nogueira, a empresa abastece uma faixa de dois mil metros cúbicos por dia.

TERMELÉTRICA

Um dos pontos que ajudou nesse aumento no consumo do gás natural, não só em Três Lagoas mas como em toda a região Centro-Oeste, foi a inauguração da Termoelétrica de Três Lagoas. A Região lidera o crescimento juntamente com a Região Sul do País onde o crescimento foi de 16,2% graças ao aumento no consumo de gás residencial. O consumo de gás natural do Centro-Oeste teve aumento de 33,6% no consumo em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto no País esse crescimento foi de apenas 18,4%, de acordo com dados de um levantamento feito pela Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado). Recentemente, o governo inaugurou a térmica de Três Lagoas, sendo que apenas essa última iniciativa aumentou o consumo da geração termelétrica em 1,4% em fevereiro e em 27,9% sobre o mesmo mês no ano passado. O estudo mostra que o consumo de gás natural cresceu em todos os segmentos, com destaque para o comercial (8,6%). Também contaram para o crescimento do uso do gás a entrada em operação de várias usinas no segundo semestre do ano passado. A expansão do uso do gás natural no Brasil já mostra reflexos na queda de demanda por combustíveis, que caiu 10% nos últimos cinco anos, contribuindo para o baixo déficit de derivados registrados em 2003. Para se ter uma idéia, a produção de gás natural passou de 75,1 milhões barris equivalentes de petróleo (bep) para 100 milhões de bep no período.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.