29/07/2004 08h48 – Atualizado em 29/07/2004 08h48
Foi assinado acordo de conselho em busca de integração e desenvolvimento político e econômico da Região Centro, bloco formado esta semana pelos governadores argentinos de Córdoba, José Manuel de La Sota, de Santa Fé, Jorge Alberto Obeid, de Entre Rios, Jorge Pedro Justi.“Estamos apoiando as iniciativas que buscam a integração regional”, declarou Juan José Ciácera, presidente do Conselho Federal de Investidores (CFI) da Argentina, . “Eles entendem que a integração regional vai estimular mais negócios com o Brasil, especialmente com o Paraná, Estado com mais tradição nas relações com o Mercosul [Mercado Comum do Cone Sul]”, destacou o governador Roberto Requião (PMDB), do Paraná, que foi recebido com um café da manhã por empresários argentinos na Bolsa de Valores de Córdoba, antes da solenidade de lançamento do projeto Presença Institucional da Regional Centro da Argentina.
O governador do Paraná, na qualidade de vice-presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento Integração Sul), formado com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, participou do encontro dos governadores argentinos em Córdoba e do lançamento da nova frente. Durante a reunião, apresentou o Codesul como modelo para atuação em bloco e ressaltou que a Região Centro fortalece o Mercosul. O objetivo dos governadores argentinos é promover uma política conjunta nas áreas de política, economia, cultura e educação. O senador por Santa Fé, Carlos Reutemann, ressaltou que as três províncias argentinas terão 54 legisladores no Congresso, posição que deve garantir uma redistribuição do poder político e econômico atualmente concentrado em Buenos Aires.
O Paraná é estratégico para o Mercosul e sua balança comercial demonstra que a Argentina é o quarto comprador de produtos paranaenses no valor de US$ 265 milhões no primeiro semestre deste ano, o que representa um crescimento de 96% em comparação com o mesmo período de 2003.
Fonte:MS Noticias





