04/08/2004 11h04 – Atualizado em 04/08/2004 11h04
O laboratório Far-Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz está desenvolvendo uma formulação nova de medicamento que vai concentrar em apenas um comprimido três tipos de anti-retrovirais. Em entrevista exclusiva à Radiobràs, a diretora do laboratório, Núbia Boechat, disse que o comprimido deve ser lançado até o fim do ano. A concentração, chamada de três em um, foi um dos pedidos feitos pela Organização Médicos Sem Fronteiras, em Bangkok, na Tailândia, no mês passado, durante as discussões da Conferência Internacional de Aids.
A diretora informou que outra reivindicação apresentada pela organização, no encontro da Tailândia, também está em estudos no Far-Manguinhos. É a formulação de medicamentos mais adequados às crianças portadoras do vírus. São comprimidos menores e xaropes com sabores. Nesse caso, os técnicos trabalham para que o lançamento também aconteça este ano, mas a diretora acredita que seja mais provável no início do ano que vem. Núbia Boechat explicou que o comprimido três em um e os medicamentos mais adequados às crianças vão facilitar a adesão dos portadores ao tratamento, porque fica mais fácil tomar a medicação.
Essa será uma das notícias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber nesta quinta-feira (5) quando visitar a Fundação Oswaldo Cruz. Na agenda do presidente na Fiocruz está incluída a inauguração das novas instalações da Escola Politécnica de Saúde Pública, que será reconhecida oficialmente como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde, uma candidatura que tinha sido apresentada em 2002.
O presidente vai participar ainda da inauguração da fábrica de vacinas contra doenças bacterianas e acompanhar as obras do Centro de Produção de Antígenos Virais que são doenças como sarampo, rubéola e poliomielite. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai passar a noite no Rio. Ele chega hoje à Base Aérea do Galeão, às 18h45. Às 20 hs se reúne com o presidente eleito do Panamá Martin Torrijos, na residência do comandante da Base, Stefan Egon Gracza. É lá mesmo na Base que o presidente vai se hospedar
Fonte:Reporter MS





