05/08/2004 11h18 – Atualizado em 05/08/2004 11h18
O balanço das inundações provocadas por uma monção na Índia é de pelo menos 877 mortos e os bombeiros continuam trabalhando, ao lado dos militares, para socorrer as vítimas no Estado de Gujarat (oeste), um dos últimos a ser afetado.
“Em toda a temporada da monção, que começou há duas semanas em Gujarat, o balanço é de 179 mortos e 18 desaparecidos”, afirmou o chefe de polícia estadual, A.K. Bargav.
A monção começa no início de junho no sul da Índia, são ventos periódicos, típico do Sul e do Sudeste da Ásia, que no verão sopram do mar para o continente.
O nível das enchentes em alguns locais chegou a três metros, mas já começou a baixar no sul de Gujarat, segundo as autoridades. Esta é a pior inundação registrada no estado desde 1998.
Enquanto os meteorologistas prevêem mais chuvas no oeste da Índia, afetada pouco antes pela seca, o balanço de vítimas fatais a nível nacional é de pelo menos 877 pessoas.
Em todo o subcontinente, o número de vítimas fatais chega a 1.628, somando-se os mortos da Índia, Bangladesh e do Nepal, segundo uma contagem com base em dados oficiais. Porém, de acordo com a imprensa da região, o número de mortos pode ser ainda maior.
Fonte:Folha online




