05/08/2004 07h57 – Atualizado em 05/08/2004 07h57
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Rio de Janeiro. Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, visitará pela manhã as obras do Centro de Produção de Antígenos Bacterianos Charles Mérieux, que será inaugurado em 2005 na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Depois da visita, o presidente inaugurará a nova sede da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, ligada à Fiocruz. A escola será oficializada como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a educação de técnicos em saúde.
Em seguida, ao lado dos ministros da Saúde, Humberto Costa, e da Educação, Tarso Genro, além do presidente da Fiocruz, Paulo Buss, Lula participará da solenidade de assinatura do termo de posse da fábrica de medicamentos, adquirida da empresa GlaxoSmithKline (GSK) e que será incorporada ao Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). O presidente receberá o título de doutor honoris causa da Fundação.
Às 15h, Lula visitará as obras da Vila Olímpica, no bairro de Jacarepaguá, onde serão realizadas provas dos Jogos Pan-americanos de 2007, e viajará para Belo Horizonte às 16h10.
Centro produzirá até 60 milhões de doses de vacinas por ano
Quando entrar em operação, o CPAV poderá produzir até 60 milhões de doses por ano de vacinas para sarampo, caxumba e rubéola e 20 milhões de outras vacinas. Esta é a estimativa de capacidade do laboratório, que pelo projeto terá uma área construída de 9.360m².
Também serão produzidas na unidade, em médio prazo, vacinas contra a varicela (ou catapora), a hepatite A e o rotavírus (responsável pela diarréia em crianças). No futuro, estão previstas a fabricação de vacinas inativadas contra poliomielite, febre amarela e dengue.
Juntamente com o CPAV, cuja inauguração está programada para 2005, funcionará um Centro de Controle de Qualidade e a Divisão de Reativos para Diagnóstico. O conjunto formará um dos complexos mais avançados em desenvolvimento tecnológico e produção de vacinas e reagentes.
Fonte:Terra





