24.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Mato Grosso tem 1/3 dos locais de votação em zona rural

05/08/2004 08h31 – Atualizado em 05/08/2004 08h31

Pelo menos um terço dos 1.490 locais de votação existentes em Mato Grosso está localizado em áreas rurais, o que dificulta sobremaneira a realização de eleições no Estado. As dificuldades ocorrem principalmente na distribuição de urnas eletrônicas, devido às particularidades das várias regiões. O TRE usará carros, aeronaves e barcos para entregar as urnas. A distribuição será mista, sendo que a maior parte será feita por empresa contratada, possivelmente os Correios, e o restante pelos próprios juízes.

Em parte desses locais de votação localizados em áreas rurais o problema reside na falta de energia elétrica. Em pelo menos 146 seções as urnas eletrônicas funcionarão exclusivamente com as baterias internas, que oferecem autonomia de 12 horas. Essas seções receberão baterias reservas, para qualquer emergência. As urnas também funcionam com baterias automotivas (os mesários serão instruídos a esse respeito).

A falta de energia elétrica provoca outro problema: a necessidade de se providenciar lampiões para iluminar o ambiente em salas de aula, principalmente no período vespertino. A falta de luminosidade atrapalha o serviço dos mesários, que têm a responsabilidade de organizar a votação, manusear os cadernos com nomes de eleitores etc.

Mato Grosso conta ainda com 18 seções localizadas em aldeias indígenas, muitas delas de dificílimo acesso. É o caso das seções pertencentes aos municípios de Gaúcha do Norte e São José do Xingu. Para se chegar às aldeias é preciso percorrer um trecho de carro e outro de barco.

O acesso até o Posto Leonardo, região Sul da Reserva Indígena do Xingu, por exemplo, o trajeto é feito em 11 horas de barco. Por conta disso, mesários, urna eletrônica e os cadernos de votação serão levados de aeronave, na véspera da eleição, e recolhidos um dia após a votação.

Fonte:Midia News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.