06/08/2004 16h45 – Atualizado em 06/08/2004 16h45
A Câmara inaugurou hoje o site “Plenarinho” (www.plenarinho.gov.br) destinado ao público infanto-juvenil. O lançamento ocorreu simultaneamente na Câmara e em escolas públicas de 26 Estados e do Distrito Federal.
Em cada uma das escolas, um deputado federal explicou as ferramentas do site para os alunos. Seis personagens apresentam o universo da Câmara dos Deputados para as crianças. Zé Plenarinho explica a história e o funcionamento da Câmara.
Legis detalha as atribuições de cada deputado. A repórter Xereta traz as últimas notícias sobre projetos de lei em tramitação que dizem respeito ao universo infantil. O site também dispõe de uma área de jogos com quebra-cabeça, jogo dos sete erros e da memória. A participação das crianças ainda é tímida, mas as dúvidas e solicitações têm perfil variado.
Na área de debate, há quem questione desde a falta de merenda escolar até a maneira como uma lei é criada. Uma das crianças chegou a sugerir que ao invés de disputar eleição, os deputados fossem selecionados por vestibular. O “Plenarinho” também deve servir de apoio a atividades escolares. O site reúne informações sobre a história do Brasil, mapas e hinos de todos os Estados.
Em ano de eleições municipais, o estudante pode consultar as regras do voto no Brasil, a definição de crime eleitoral e os requisitos necessários para tornar-se um candidato. Para entender o que os deputados dizem, o “Plenarinho” ainda oferece um dicionário com os principais termos da língua do plenário, como recesso parlamentar, sessão secreta e comissão parlamentar de inquérito.
Fonte:Folha On Line




