06/08/2004 08h52 – Atualizado em 06/08/2004 08h52
O brasileiro Rodrigo Gularte, 32 anos, preso sábado (5) em Jacarta, capital da Indonésia, pode ser condenado à morte por tráfico internacional de drogas. Ele foi pego no aeroporto com seis quilos de cocaína escondidos em seis pranchas de surfe. A droga seria levada para Bali. O tráfico de drogas é considerado um crime hediondo na Indonésia.
Rodrigo, que nasceu em Foz do Iguaçu (PR), foi preso junto com dois amigos – os também paranaenses residentes em Florianópolis Fred Silva Magueta e Emerson Vieira Guimarães – e assumiu a culpa pelo crime, isentando Fred e Emerson, que foram libertados.
A família de Rodrigo está tentando pedir ajuda emergencial ao Itamaraty e ao governo federal para que ele não seja condenado à morte. Cássio Goulart, irmão mais velho, alegou que Rodrigo é viciado em drogas e quer traze-lo de volta ao Brasil para tratamento. A Polícia Federal suspeita de que os três amigos sejam mulas (pessoas usadas para transportar a droga) do tráfico internacional e está investigando a origem da cocaína.
Na Indonésia, vinte e oito pessoas estão no corredor da morte por tráfico de drogas. Entre eles, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, 42 anos, preso em junho quando tentava entrar com 13 quilos de cocaína escondidos em sua asa-delta. Nesta quinta-feira (5), a Indonésia realizou a primeira execução dos últimos 14 anos, contra um preso indiano.
Fonte:POP