22.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Gerência promove capacitação em Libras

06/08/2004 16h22 – Atualizado em 06/08/2004 16h22

A Gerência de Educação irá promover nesse sábado (7) curso de capacitação na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O curso será realizado no Centro de Referência Pedagógica, a partir das 7h30m. Segundo a técnica de Educação Especial, Inês Osório de Moraes, essa capacitação é um trabalho continuo, já que quando a gerência é informada de que irá receber uma criança com qualquer tipo de deficiência, ela prepara o professor para recebê-la.

O curso possui a carga horária de 40 horas aulas e será direcionado à 20 professores da rede municipal de ensino. Conforme Inês, a rede municipal possui dois profissionais que podem ser classificados como “multiplicadores”, que dominam a Libras a ponto de capacitarem outros professores.

Hoje, a rede municipal de ensino da Cidade possui seis crianças deficientes auditivas de 2 a 6 anos, e oito de 6 a 12 anos. “A intenção desses cursos é promover a inclusão social desses alunos, já que se trata de algo previsto em lei”, comentou a Inês.

SALA ESPECIAL

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, firmou convênio com a Gerência de Educação para a criação de uma sala que atenderá crianças com deficiências auditivas da rede municipal de ensino. No total, o FNDE viabilizou cerca de R$ 7 mil em recursos para a compra de materiais específicos, tanto para professores quanto alunos.

A gerente de Educação, Lucia Firmino, explicou que está aguardando a liberação da verba para iniciar a compra dos materiais. O local da sala ainda não foi definido, mas deverá ser um local central. O projeto para a criação da sala foi aprovado na semana passada e publicado no Diário Oficial da União.

“O projeto também visa a inclusão social do aluno portador de deficiência auditiva. Nessa sala nós trabalharemos, não só com as crianças, mas também as famílias dessas crianças”, comentou Lucia.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.