06/08/2004 16h46 – Atualizado em 06/08/2004 16h46
O Partido dos Trabalhadores está prestes a inaugurar uma nova era em organização partidária que vai interligar os diretórios e representações petistas presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul aos de todo o Brasil. Sem paralelo, a iniciativa terá como ferramenta básica uma Rede Nacional de Comunicação de Dados totalmente privada e com suporte para a troca e compartilhamento seguro de informações de dados, voz e vídeo. “Através dessa rede, lideranças do PT de pelo menos cinco mil municípios brasileiros poderão, por exemplo, participar de reuniões e debates sem precisar deixar sua cidade, através de videoconferências”, explica a técnica em informática do Diretório do PT/MS, Márcia Macedo.
“Trata-se de um avanço sem paralelo na história partidária brasileira. O PT vai estar ligado em todo o País através da quarta maior rede de computadores do Brasil em número de pontos interligados”, adiantou o presidente regional do PT, Mariano Cabreira. Para se ter uma idéia, quando for totalmente ativada, a rede de integração petista via Embratel só vai perder, em número de pontos, para as redes da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Deve-se considerar que estas estatais têm dezenas de agências em alguns municípios, o que as leva a ser maior em número de pontos de acesso, sendo que o PT possui, normalmente, um diretório em cada cidade.
Já apelidada de “Rede PT”, a rede de comunicação de dados do Partido dos Trabalhadores será implementada em fases e, em cada uma, os filiados irão usufruir de um conjunto crescente de benefícios. Depois de muita luta e suor, o PT conquistou a liderança no cenário político nacional e constitui-se hoje no maior partido político brasileiro. Para manter e expandir essa liderança, o partido está saindo na frente, municiando-se de ferramentas modernas capazes de manter e expandir sua organização interna mesmo diante da enorme pressão do crescimento ininterrupto da sigla.
Em Mato Grosso do Sul, a primeira etapa de implantação da Rede PT já foi concluída com a aquisição de 100 computadores da HP e 100 impressoras multifuncionais da Lexmak. Diretórios de mais da metade dos municípios do Estado já receberam os equipamentos que estão em pleno funcionamento.
A instalação da rede pelos municípios está sendo feita todos os fins-de-semana pela técnica Márcia Macedo. Quando todos os diretórios estiverem dotados de computador em Mato Grosso do Sul, será deflagrada a segunda fase de implantação da Rede PT através da interligação desses computadores.
Veja as vantagens da Rede PT
Saiba, a seguir, o que, conforme a técnica em informática do PT Regional, Márcia Macedo, a Rede PT irá proporcionar aos filiados do partido em todo Mato Grosso do Sul:
– Uniformização do posicionamento partidário sobre temas polêmicos ou sensíveis.
– Mais subsídios de informação aos coordenadores de campanha e aos grupos de trabalho eleitoral.
– Padronização de ferramentas de comunicação corporativa, reforçando a segurança, a unidade e identidade partidária.
– Controle total da segurança na comunicação via e-mail ou troca de arquivos de dados. Como o PT cresceu e hoje está no poder é alvo de ataques e deve se proteger.
– Aumento da vibilidade gerencial sobre as receitas de despesas corporativas. Os diretórios vão administrar melhor com mais poder de decisão.
– Aumento da produtividade individual e coletiva.
– Economia com ligações telefônicas. Já em sua fase inicial, a rede permitirá o uso de aplicações de voz. Vamos poder falar com outros diretórios pelo computador e economizar na conta telefônica.
“Com todas estas ferramentas, o resultado, para melhor, é natural. Maior inclusão e fidelidade partidária”, afirma Márcia Macedo.
Fonte:PTMS




