32.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Salvador intensifica vacinação contra a raiva

06/08/2004 11h17 – Atualizado em 06/08/2004 11h17

Todos os centros de saúde de Salvador, além dos quatro postos 24 horas do Estado, vão aplicar a vacina anti-rábica a partir de segunda-feira. A medida, com a finalidade de ampliar as ações de combate à raiva, na cidade, foi anunciada pela secretária municipal da Saúde, Aldely Rocha, durante reunião com os coordenadores dos 12 distritos sanitários, realizada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Aldely Rocha anunciou também a ampliação do número de boxes do canil do Centro de Zoonoses, além de intensificar a operação da captura de animais vadios. Todas as ações deverão ser acompanhadas por um comitê formado por representantes das secretarias Municipal e Estadual da Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Ministério Público.

No trabalho de investigação iniciado no bairro de São Marcos, onde foi registrado, na última quarta-feira, um caso de raiva humana, causa da morte do estudante Maurício Souza dos Santos, de 19 anos, técnicos do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificaram mais quatro pessoas com sintomas da doença, além de oito cães que mantiveram contato com a mesma cadela, que teria sido imunizada, segundo o seu proprietário, embora não tivesse apresentado o cartão expedido pelo posto de vacinação.

A Secretaria já vacinou cerca de 2.200 cães e gatos em São Marcos, após a confirmação do caso de raiva. Os técnicos da SMS descobriram também que o animal transmissor do vírus da doença era utilizado pelo seu proprietário em lutas com outros cães e que foi morto há cerca de 50 dias, logo após agredir uma pessoa.

Fonte:Agência Nordeste

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.