09/08/2004 09h42 – Atualizado em 09/08/2004 09h42
Até o início de 2004, Francisca Araújo de Aquino, 56 anos, moradora do bairro Nova Esperança, em Manaus/AM, nem imaginava saber como trocar o sifão da pia da sua casa ou acabar com aquele vazamento na descarga. Quando precisava de ajuda, solicitava o apoio dos vizinhos mais próximos ou acabava contratando um profissional para fazer o serviço, o que levava tempo e dinheiro.
Hoje, Francisca faz tudo sozinha e ainda se diverte com isso. Ela é mais uma das participantes do “Curso Básico de Encanador para Mulheres”, promovido pela empresa Águas do Amazonas, responsável pelo sistema de abastecimento em Manaus e vencedora do “Prêmio Amanco Por Um Mundo Melhor”, na área de responsabilidade social. Desde que o curso foi lançado, em 2002, mais de 600 pessoas, entre mulheres e homens, – a atividade foi estendida para esse público devido à procura – já passaram pelo curso.
A idéia surgiu depois de um levantamento feito pela empresa na região. A equipe percebeu que havia um grande desperdício de água na cidade, principalmente no uso doméstico e com vazamentos internos, que poderiam ser solucionados rapidamente e de maneira simples com a participação das donas-de-casa.
Fonte: Ethos



