09/08/2004 09h53 – Atualizado em 09/08/2004 09h53
Com o início da colheita do milho safrinha na região de Dourados, os agricultores estão constatando que, embora a produtividade não tenha caído significativamente, a qualidade do grão está comprometida em muitas lavouras.
A geada do mês passado causou o apodrecimento de espigas que estavam em fase final de maturação. Com isso, parte dos grãos produzidos é ardida – no jargão dos produtores e técnicos, diminuindo a sua qualidade e o preço na hora da comercialização.
A colheita do milho ainda é localizada, mas a partir da próxima semana os trabalhos serão intensificados, mesmo com a chegada de uma frente fria na noite de sexta-feira que trouxe ventos fortes e deixou o tempo nublado durante todo o sábado.
Nos últimos dias, o tempo ficou ensolarado e com baixa umidade do ar favorecendo a secagem das plantas. A maioria das lavouras está seca e pronta para ser colhida em toda a região.
O milho teve queda no rendimento por causa da geada e do excesso de umidade. O ataque da lagarta-de-cartucho também contribuiu para diminuir a qualidade dos grãos em diversas lavouras, embora existam outros em condições normais.
Fonte: Correio do Estado





