09/08/2004 10h34 – Atualizado em 09/08/2004 10h34
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) publicou hoje no Diário Oficial portaria que torna voluntária a adesão ao Programa de Prevenção e Controle da Anemia Infecciosa Eqüina na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, medida que prevê a segregação de animais até que os índices de incidência da doença permitam o sacrifício sem que a atividade pecuária seja comprometida naquela região.
Isso porque o índice médio de contaminação no Pantanal chega perto dos 40% e o sacrifício de todos esses animais contaminados poderia inviabilizar a pecuária extensiva, bastante dependente da tropa de trabalho.
Os animais positivos, segundo aponta pesquisa da Embrapa Pantanal, podem continuar trabalhando normalmente, desde que segregados, marcados e mantidos a uma distância mínima recomendável dos outros.
A AIE é transmitida através de mosquitos, como a mutuca e principalmente pelo compartilhamento de arreios, agulhas e outros instrumentos que entram em contato com a corrente sanguínea ou secreções. A adesão é voluntária mas as propriedades que não se inserirem no programa e não derem continuidade ficam sujeitas à aplicação da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária nº 45 de 15 de junho deste ano, que preconiza o sacrifício sanitário dos animais positivos para AIE.
Fonte:Campo Grande News




