10/08/2004 15h50 – Atualizado em 10/08/2004 15h50
O Bagle.AQ, a mais nova variante do Bagle, um dos piores vírus do ano, continua a se propagar rapidamente e está atingindo em cheio os computadores do Brasil. O país já é o 3° mais afetado pela praga, depois dos Estados Unidos e Canadá.
O Bagle.AQ, detectado ontem pela fabricante de antivírus Trend Micro, mascara-se sob uma falsa mensagem de cotação de preços. A praga carrega um anexo zipado, de nome Price.html, que esconde um executável com o código malicioso.
Se o anexo for clicado, o Bagle.AQ entra em ação, aproveitando-se de uma falha do Internet Explorer para infectar os computadores de suas vítimas. Em seguida, ele instala o arquivo Windll.exe no diretório do Windows System e envia mensagens contaminadas aos contatos do livro de endereços do Outlook.
O Bagle.AQ se esconde também em games e utilitários trasnportados por redes P2P, como a do Kazaa. A exemplo de suas versões anteriores, o vírus abre ainda uma brecha no Windows, através da qual um hacker mal intencionado pode tomar o controle das máquinas de suas vítimas e barrar o funcionamento de vários antivírus.
Fonte:Conesul




