25.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Curso sobre história da arte começa dia 16 em CG

10/08/2004 08h23 – Atualizado em 10/08/2004 08h23

Estão abertas as inscrições para o curso de História da Arte, que acontecerá de 16 a 21 de agosto no Museu de Arte Contemporânea (Marco), em Campo Grande. As aulas serão ministradas pela crítica de arte Aline Figueiredo.

As inscrições custam R$ 25,00 e podem ser feitas de terça a sexta-feira das 12 às 18h, sábado e domingo, das 14h às 18h, na secretaria do museu. As vagas são limitadas. A realização é do governo estadual, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da coordenação do Programa Educativo do Marco.

“Aprender a História da Arte é um exercício de descondicionamento do olhar. Isso nos ajuda a compreender e a perceber o mundo de forma diferente”, acredita o artista plástico Rafael Maldonado, coordenador do Programa Educativo do museu. Ele acrescenta ainda que o curso “é mais uma iniciativa de peso em nossa missão de tornar o entendimento das artes plásticas cada vez mais acessível a todos.”

Aline Figueiredo é crítica de arte e animadora cultural. Nascida em Corumbá, tem importante participação no cenário artístico de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, como a Fundação da Associação Mato-grossense de Artes (AMA), em Campo Grande, e o Museu de Arte e de Cultura Popular, em Cuiabá. Este último, conduzido juntamente com Humberto Espíndola, é considerado pela imprensa especializada como ação exemplar na descentralização da arte brasileira.

Atualmente, Aline reside em Cuiabá e ministra cursos de História da Arte em todo o País. É autora dos livros Artes plásticas no Centro-Oeste, Arte aqui é mato, A propósito do boi e Dalva de Barros – garimpos da memória. Ela freqüenta regularmente as bienais de São Paulo e Veneza (Itália), Documenta de Kassel (Alemanha), museus e galerias internacionais, registrando a arte contemporânea para projeções em seus cursos e palestras.

Conteúdo – No curso sobre a história da arte, o aluno vai conhecer um pouco sobre as diversas tendências e movimentos das artes visuais desde a Pré-História, passando pelo renascimento, neoclassicismo, impressionismo, expressionismo, futurismo, abstracionismo (informal e geométrico), dadaísmo, surrealismo, pop art, arte conceitual, Bienal de São Paulo, Bienal de Veneza e Documenta de Kassel.

Haverá ainda um panorama amplo da arte brasileira, passando pelo barroco mineiro e nordestino, Missão Artística Francesa, academismo, modernismo, abstracionismo, concretismo, neoconcretismo, vanguarda, Geração 80, finalizando com a arte mato-grossense e sul-mato-grossense no século XX, enfocando os artistas historicamente mais expressivos.

O curso terá duração de 21h e é direcionado a arquitetos, artistas, bibliotecários, colecionadores, decoradores, designers, marchands, pesquisadores, jornalistas, publicitários, empresários, estudantes, professores e demais interessados em arte. As aulas vão acontecer durante uma semana no auditório do museu, das 19h às 22h30 (segunda a sexta) e das 15h às 18h30 (sábado). Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Serviço

O Museu de Arte Contemporânea fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O telefone para contato é o 67 326-7449.

Fonte:APN

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.