10/08/2004 17h12 – Atualizado em 10/08/2004 17h12
A Associação Nacional dos Produtores do Milho (NCGA) passou a disponibilizar dados provenientes de estudos sobre o genoma do milho a cientistas que trabalham para decifrar o seqüenciamento genético do vegetal.
As informações, fornecidas pelas empresas Monsanto, Ceres Inc. e Pioneer, subsidiária da DuPont, podem ser acessadas por cientistas do mundo todo, no site do Centro de Ciência Vegetal Donald Danforth – www.danforthcenter.org – um instituto de pesquisa norte-americano, sem fins lucrativos.
Segundo a associação, a publicação dos dados contribuirá para acelerar o processo de pesquisa do seqüenciamento completo do código genético do milho que deve ocorrer até 2007, fator que permitirá o desenvolvimento de novas variedades com características diversas, tais como tolerância à seca e aumento do teor de nutrientes, além de permitir o desenvolvimento de espécies para uso industrial e fonte de combustível.
O diretor de biotecnologia do NCGA, Nathan Danielson, informou que o Comitê Executivo Genético do Milho fez uma apuração para identificar qual a pesquisa mais importante e o seqüenciamento do genoma do milho foi escolhido quase que por unanimidade.
Os dados estão disponíveis no próprio site do Centro de Ciência Vegetal Donald Danforth – www.danforthcenter.org. Mas para ter acesso, os interessados devem, primeiramente, preencher um termo de compromisso, que se encontra no site da Associação Nacional dos Produtores do Milho -http://www.ncga.com. Após esse processo, o cientista é liberado para pesquisar as informações sobre o genoma do milho no site do Danforth Center.
Fonte:Dourados News




