25.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Iagro estabelece norma para entrada de bananas em MS

10/08/2004 08h45 – Atualizado em 10/08/2004 08h45

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que já havia estabelecido medidas de controle na entrada de bananas em Mato Grosso do Sul, por conta da “sigatoka negra”, publicou hoje no Diário Oficial os procedimentos que devem ser adotados para que o produto entre no Estado. Dentre eles, como já havia sido anunciado, está a exigência da Permissão de Trânsito de Vegetais e Certificado Fitossanitário de Origem.

A novidade é que a portaria publicada hoje, datada em 5 de agosto, também traz os procedimentos a serem adotados em relação às caixas e as mudas. As primeiras terão de ter atestado de desinfecção e no caso das mudas a exigência é de Permissão de Trânsito de Vegetais. Isso tudo considerando também a remessa de estados sem registro da doença para os que apresentaram contaminação. A não observância da portaria acarreta em apreensão e destruição dos produtos sem direito a indenização.

Causada pelo fungo Micosphaerella fijiensis, a sigatoka negra é a mais grave e temida doença em bananas, pois ataca praticamente todas as variedades e já dizimou pomares na América Central e no Norte da América do Sul. Focos da doença no Brasil são registrados desde 1998. São Paulo é o maior produtor comercial de banana do País. Em 2003, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo, a cultura da fruta movimentou R$ 413,5 milhões, 60% deste total na região na qual há o foco da doença.

Fonte:Corumbá online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.