10/08/2004 08h30 – Atualizado em 10/08/2004 08h30
A ginasta brasileira Daiane dos Santos, uma das maiores estrelas da delegação nacional nos Jogos de Atenas, foi apresentada ao público americano em reportagem publicada pelo jornal New York Times, um dos mais influentes dos Estados Unidos. “Ela é pequena como um jóquei, mas, além disso, Daiane dos Santos não tem muito do perfil de uma campeã mundial de ginástica”, descreve o jornal.
Além de ter nascido no Brasil, que nunca conquistou uma medalha olímpica na ginástica, Daiane surpreende os americanos pelo fato de ter 21 anos (velha para a prática do esporte) e ser negra. “Isso (o preconceito) torna as coisas mais difíceis, mas me deu mais determinação para ir atrás do que quero”, disse a brasileira ao New York Times. Foi na Califórnia que, em 2003, Daiane conseguiu a medalha de ouro em uma etapa da Copa do Mundo de ginástica, com o movimento que foi batizado com seu nome.
Depois de passar por uma cirurgia no joelho, Daiane tem treinado na Grécia e enfrentado dores para conseguir repetir os movimentos que a consagraram. Apesar dos obstáculos, a ginasta acredita que conseguirá ter um bom desempenho.
Fonte: COB





