25.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

TRE isola PT em Murtinho

10/08/2004 09h22 – Atualizado em 10/08/2004 09h22

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu ontem, por unanimidade (6 votos), pela manutenção do PDT e PP na coligação majoritária e proporcional da frente “Murtinho Agora”, liderada pelo PSDB e que conta com PMDB, PFL, PPS, PV e PSC. Com este resultado o PT acabou isolado na cidade, contando apenas com PTB, PL, PMN e PSB, cujas legendas não têm nenhuma expressão política no município.

A decisão do TRE põe fim a uma disputa desencadeada em 30 de junho, último dia das convenções partidárias, como determina legislação eleitoral. O comando regional do PP e PDT determinaram coligação majoritária com o PT, por conta das acomodações do vice de Vander Loubet (candidato a prefeito de Campo Grande), Flávio Renato, e das articulações da cúpula pedetista junto ao Governo do Estado. Porém, as executivas municipais desses dois partidos não aceitaram a imposição e mesmo sob pesada pressão do prefeito Abel Nunes Proença, candidato a reeleição, mantiveram a coligação com o PSDB, do candidato Nelson Cintra.

Para evitar reação imediata dos petistas, tanto o PDT quanto o PP aguardaram até às 17h30min do dia 30 para registrar a ata de suas convenções, fato que surpreendeu até o governador José Orcírio dos Santos que chegou a comandar pessoalmente as negociações com os diretórios municipais e tinha como certa a coligação. Ele confiava na “articulação” do comando estadual das duas legendas. O golpe desferido contra o PT acabou resultando em revolta de Abel Proença e de radicais que tinham como certo o reforço dos dois partidos.

Fonte:Aquidauana News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.