11/08/2004 09h27 – Atualizado em 11/08/2004 09h27
Em uma de suaamans primeiras ações, logo que assumiu, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, em 9 de janeiro de 2003, a Lei Ben-Hur, que trata da inclusão do conteúdo referente à cultura afro-brasileira em todas as redes de ensino e também da inclusão do dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) no calendário escolar.
Para melhor discutir o assunto da diversidade racial, o Ministério da Educação (MEC) está promovendo em todo o País fóruns estaduais. Mato Grosso do Sul será o terceiro estado do Brasil a realizar evento com essa finalidade.
A abertura do 1º fórum estadual A Educação e Diversidade Étnico-racial – implementando a Lei Ben-Hur em Mato Grosso do Sul vai acontecer hoje, às 19h, no bloco C da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande.
A equipe de Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação (SED) espera a participação de cerca de 400 pessoas, entre professores, coordenadores, diretores e administrativos de escolas públicas e privadas, além de militantes de movimentos sociais e negros. O MEC e a SED estão investindo R$ 30 mil para todas as atividades que vão acontecer durante quarta, quinta e sexta-feira.
“A iniciativa busca fazer com que, através de fóruns e capacitações, os professores de Mato Grosso do Sul estimulem os alunos a conhecer e refletir sobre a verdadeira história do nosso País, que até hoje não é contada nos livros”, afirma a gestora Benedita Marques da Silva.
Também estão engajados na realização do fórum a Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, da Governadoria, o Sindicato Campo-grandense dos Profissionais do Ensino Público (ACP), o Fórum de Entidades Negras, o Conselho Estadual de Educação (CEE/MS) e a UCDB.
Igualdade Racial – No final de junho a Secretaria para a Promoção da Igualdade Racial (Secad), do governo federal, firmou convênio com a SED, de R$ 66 mil, para elaboração de um caderno de políticas da igualdade racial.
Essa publicação será preparada até dezembro pela equipe da Gestão de Igualdade Racial do goveno estadual, para utilização nas escolas estaduais como complemento das atividades realizadas nas unidades escolares.
Fonte:Reporter MS




