23.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Assentados já iniciaram plantio de amora

11/08/2004 14h29 – Atualizado em 11/08/2004 14h29

Os seis produtores rurais do assentamento Pontal do Faia iniciaram o plantio de amoras que servirá como alimento para o cultivo do Bicho da Seda. O plantio teve inicio há cerca de dois meses atrás.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Dalva Barbosa de Araújo Belchior, a iniciativa do cultivo do bicho da seda no município partiu do Instituto de Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do MS (Idaterra) que buscou a empresa paulista Bratac, que comercializa os casulos. A empresa ficou comprometida em comprar toda a produção dos assentados. “O pessoal da Bratac está acompanhando o nosso trabalho desde o plantio das mudas de amoras”.

As mudas de amoras foram enviadas pela empresa. Dalva explicou que em cerca de seis meses começa a fase do corte das amoras que servirá de alimento para as larvas do bicho da seda. Hoje, o Pontal do Faia possui cerca de 10 alqueires plantados.

A presidente informou que os produtores fizeram um financiamento com o Banco do Brasil para a compra de materiais para a construção dos barracões onde serão cultivados as larvas. “Em cada alqueire plantado, o produtor deverá construir um barracão”. O número de larvas também varia de acordo com o número de alqueires. “No momento, o Idaterra está colaborando com os assentados na pesquisa por materiais de construção mais baratos”.

Dalva acredita que até dezembro esteja instalado os barracões, já com o inicio do cultivo das larvas. Depois disso, dentro de 20 dias vem o retorno. “No inicio um técnico da Bratac irá acompanhar toda o cultivo, orientando os produtores”. A renda com o cultivo do bicho da seda pode variar de R$ 700 a R$ 900 livres por mês.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.