11/08/2004 10h56 – Atualizado em 11/08/2004 10h56
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap), vai apresentar a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de 2004 “Queimadas. Você não vai querer pagar por isso. Porque a vida tem preço”, em Anastácio e Corumbá.
Em Anastácio, o evento será amanhã, às 19h, na Câmara Municipal e na seqüência da apresentação da campanha o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcio Portocarrero, estará se reunindo com pescadores da região para tratar da política de pesca do governo do Estado.
Em Corumbá a apresentação da campanha contra as queimadas faz parte da programação do 13º Dia do Homem Pantaneiro e vai acontecer no dia 13, sexta-feira, no auditório do Parque de Exposições “Belmiro Maciel de Barros”, às 20h.
A campanha publicitária visa complementar o trabalho dos técnicos, que é de sensibilizar a população para os riscos das queimadas e já foi apresentada em Bonito e Paranaíba. Os técnicos estão realizando reuniões em vários municípios com representantes de sindicatos rurais e de outras entidades, além de estarem promovendo treinamentos de brigadistas voluntários. Já foram capacitadas cerca de 1,6 mil pessoas pelo Prevfogo para combater incêndios florestais no Estado.
Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul registra hoje no mapa 36 focos de calor, já o Pará lidera com 995 focos seguido por Mato Grosso com 614 e Goiás com 57. A previsão é de que este mês o número de focos aumente no Estado, pois agosto é considerado um período crítico em queimadas devido à baixa umidade do ar.
Fonte:Reporter MS




