11/08/2004 08h49 – Atualizado em 11/08/2004 08h49
O governador Zeca do PT recebe, às 14 de hoje, em seu gabinete, os diretores da Univen Petrquímica que formalização o acordo para implantar uma refinaria de petróleo em Campo Grande, com investimento de R$ 250 milhões e geração de 4.230 empregos diretos e indiretos. As negociações para trazer a refinaria da Univen (empresa do grupo paulista Vibrapar) a Campo Grande começaram há um ano, conta o secretário de Receita e Controle, José Ricardo Pereira Cabral.
Hoje, os diretores da empresa receberão, também, a Licença Ambiental e o Relatório do Impacto Ambiental (Rima) da Secretaria de Meio Ambiente, possibilitando o início das obras. A refinaria vai funcionar em uma área de 110 hectares próxima à fábrica da Frutilla, no macro anel, entre as saídas para Sidrolândia e São Paulo. A capacidade instalada será de 20 mil barris de petróleo ao dia.
A matéria prima (óleo bruto ou condensado de petróleo e nafta petroquímica) será trazida na quase totalidade da Bolívia e de outros Estados, em caminhões pipa. Esse transporte já é feito atualmente – frisou Pereira Cabral – mas se destina à outra refinaria do grupo, em Itupeva, interior de São Paulo. O refino transforma esses insumos em gasolina, nafta, óleo combustível, gás liquefeito industrial de petróleo e mais duas dezenas de produtos.
Fonte:Reporter MS



