23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Governo já difunde tema étnico-racial nas escolas

12/08/2004 15h25 – Atualizado em 12/08/2004 15h25

O Governo Popular já vem pondo em prática a Lei 10.639, que determina a inclusão de história e cultura afro-brasileira no currículo de escolas públicas e particulares.

A partir do 1º Fórum Estadual Educação e Diversidade Étnico-Racial, a Secretaria de Estado de Educação (SED) vai intensificar a difusão e aplicação da legislação nas comunidades escolares.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, a implementação da lei é feita pela Gestão de Processo para a Promoção da Igualdade Racial, da Coordenadoria de Políticas Específicas da Secretaria de Estado de Educação (SED). “Essa equipe vem capacitando e subsidiando teoricamente os professores para que possam intervir no processo de discriminação racial que acontece na sala de aula a fim de superá-la. Além disso, os integrantes da equipe acompanham e assessoram coordenadores, diretores e administrativos, produzem material, viabilizam parcerias, realizam encontros. O objetivo é difundir o conhecimento e a valorização da diversidade racial no Estado”, explicou Hélio.

Segundo o secretário, a inclusão do tema diversidade étnico-racial no currículo das escolas, a instituição do dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a adoção de cotas para alunos afro-descendentes no ingresso ao ensino superior constituem parte da agenda de ações afirmativas que o governo federal vem implementando no desejo de construir um Brasil multiétnico, pluricultural, democrático e justo.

O 1º Fórum Estadual Educação e Diversidade Étnico-Racial prossegue hoje à tarde, a partir das 13h30, com mesa-redonda que contará com a participação do professor da comunidade remanescente de quilombola Furnas de Dionísio, Tsinduka Antonio Muana Uta, do assessor parlamentar para assuntos raciais, Edson Lopes Cardoso, do presidente do Instituto de Pesquisa e Extensão Luther King, Aleixo Paraguassu. Ontem na abertura do fórum o ex-deputado federal Ben-Hur Ferreira (PT-MS) foi homenageado com um quadro da Lei 10.639/2003, da qual ele e a ex-deputada federal Esther Grossi (PT-RS) foram os autores.

Fonte:Pantanal News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.