12/08/2004 11h13 – Atualizado em 12/08/2004 11h13
Em discurso ao inaugurar a “Ponte da Integração”, que vai ligar Assis Brasil à cidade peruana de Iñatari, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que durante muitos anos o Peru e a Bolívia preferiram olhar para a Europa e para Miami do que para o Brasil, referindo-se à importância da ponte.
- Eu tenho 58 anos de idade e quero ter o prazer de ver os povos da América do Sul deixarem de ser eternos países em desenvolvimento para serem países que vão gerar riquezas para esse continente. O que estamos fazendo é adubando, com adubo de boa qualidade, a esperança dos povos brasileiro, boliviano e peruano – discursou.
Na cerimônia, foi anunciado um tratado que permite o trânsito de pessoas nas fronterias dos três países sem a necessidade de passaporte. O presidente Lula disse ainda que há possibilidade de o governo brasileiro financiar a pavimentação da rodovia transoceânica do lado peruano. No lado brasileiro a via se chama Estrada do Pacífico, ou BR-317.
Fonte:O Globo





