23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Maurício Kubrusly é atração em Semana de Jornalismo

12/08/2004 15h22 – Atualizado em 12/08/2004 15h22

O jornalista e crítico musical Maurício Kubrusly será a grande atração desta sexta-feira (13) no encerramento da 3ª Semana de Jornalismo de Mato Grosso do Sul. O tema deste ano é “Jornalismo com Humor”, atividade que vem sendo desenvolvida com sucesso por Kubrusly em seu quadro fixo no Fantástico, da Rede Globo – Me Leva Brasil. A Semana é promovida pelos acadêmicos do curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande. A palestra de Kubrusly começa às 19h30, no auditório do campus Guaicuru, na BR-163, saída para São Paulo.

O quadro no Fantástico surgiu para comemorar os 500 anos do Descobrimento do Brasil e nunca mais saiu do ar. Logo, as cartas, e-mails e sugestões do público passaram a abastecer a equipe do quadro. Retratando histórias de anônimos espalhados pelos confins do Brasil, Kubrusly diz que as pessoas demoram a acreditar que o Fantástico estava em sua cidadezinha para gravar reportagem. As experiências vividas pelas diversas regiões do país serão contadas por Kubrusly em sua palestra, sempre de forma bem descontraída. Na sexta-feira, será a vez do “Humor no Rádio”, coordenado pelo jornalista Rezende Junior, das 15h às 18h.

Trajetória

Kubrusly iniciou sua carreira profissional atuando como repórter do “Boletim Cambial” e, em seguida, do “Jornal do Brasil”, no Rio de Janeiro. Mais tarde, transferiu-se para São Paulo, onde dirigiu a redação da sucursal paulista do jornal carioca. Trabalhou no “Jornal da Tarde”, no qual, além de outras funções, assumiu a direção da editoria de pauta e de artes & espetáculos e manteve uma coluna. Paralelamente, escreveu matérias para diversas revistas e jornais, como a “Senhor” e a “Folha de S. Paulo”, entre outros. Passou a trabalhar na Editora Três, onde criou e dirigiu, durante 10 anos, a “Somtrês”, primeira revista brasileira de música & áudio. Ao mesmo tempo, começou a atuar no rádio, ao lado do crítico J. Jota de Moraes, no programa de música erudita contemporânea “Primeira audição”, transmitido pela FM Gazeta (SP).

Kubrusly já participou dos júris de diversos festivais. Trabalhou, ainda, em televisão, inicialmente na TV Cultura (SP), onde atuou como comentarista de música popular do programa semanal “Panorama”, e, em seguida, na Rede Globo (SP). Manteve, na Rádio Excelsior (depois CBN/SP), o programa diário “Sr. Sucesso”, assumindo, posteriormente, a direção da Excelsior FM. Trabalhou como crítico musical da TV Globo, passando, depois, a atuar como repórter em todos os jornais da emissora e, em seguida, com quase exclusividade para o programa “Fantástico”. Publicou o livro de ficção “13 pontos”.

Fonte:RMT online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.