12/08/2004 11h18 – Atualizado em 12/08/2004 11h18
A equipe brasileira de judô tem quatro atletas que vão debutar nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Dois deles já estarão em ação no próximo sábado, dia 14, na rodada de abertura desse esporte.
Alexandre Lee e Daniela Polzin são os primeiros judocas do país a pisar no tatame, mas eles se mostraram tranqüilos e prontos para o combate depois do último treino que realizaram nesta quinta-feira, dia 12, no Complexo de Dekelia.
A responsabilidade da dupla estréia não afeta a preparação de Daniela Polzin.
Ela demonstra confiança e esperança em um grande resultado.
“A ansiedade seria a mesma, independentemente do dia da luta. Estou controlando muito bem isso. Acho até bom lutar no primeiro dia e depois acompanhar e torcer pelos meus amigos, com a certeza do dever cumprido e, se Deus quiser, já com uma medalha no peito”, revelou Daniela, da categoria ligeiro (- 48kg).
Outro estreante brasileiro, o judoca Alexandre Lee também se mostra preparado para o combate.
“Melhor que seja agora. Não ia ser bom ficar esperando. Aí sim, ficaria naquela ansiedade de pisar no tatame”, disse Alexandre, da categoria ligeiro (- 60kg).
Nesta sexta-feira, dia 13, será realizado o último treino da equipe de judô, mas para os dois atletas que irão lutar no sábado a participação é opcional.
Tanto Lee como Polzin vão aproveitar o dia para relaxar e descansar na Vila Olímpica.
Ela, no máximo, vai passar na sala de convivência do COB para navegar um pouco na internet. Já Alexandre aproveitará para dormir até mais tarde e praticar Yoga. O chefe de equipe do Brasil, Ney Wilson, vê um outro lado positivo dos judocas novatos competirem logo no primeiro dia. “Começar pelas categorias mais leves é melhor para estes atletas, pois, geralmente, são eles que precisam ter maior controle de peso. A responsabilidade de representar o Brasil logo na estréia da competição não é um fator negativo. De repente, isto pode se tornar uma alavanca para eles, pois são os primeiros a defender o seu país”, contou Ney. Os judocas Leandro Guilheiro, da categoria leve ( -73kg), e Fabiane Hukuda, da meio-leve (-52kg) também pisarão num tatame olímpico pela primeira vez em Atenas. Os demias atletas da equipe brasileira são Henrique Guimarães, meio-leve (-66kg); Flávio Canto, meio-médio (-81kg); Carlos Honorato, médio (-90kg); Mario Sabino, meio-pesado (-100kg) e Daniel Hernandes pesado (+100kg); Danielle Zangrando, leve (-57kg), Vânia Ishii, meio-médio (-63kg) e Edinanci Silva, meio pesado (-78kg).
Fonte:Terra



