13/08/2004 14h06 – Atualizado em 13/08/2004 14h06
Sexta-feira, dia 13, ela completa 80 anos de vida, essa pessoa nasceu em uma fazenda próximo à Campo Grande, é sul-mato-grossense e desde pequena estava rodeada de peões e comitivas. É por isso que ela desenvolveu uma paixão especial pela viola. Aos nove anos de idade, ela já fazia festas nas fazendas vizinhas. Quem está fazendo aniversário hoje é Helena Meireles.
“80 anos vividos comendo feijão”, disse a violeira. Ela completou dizendo: “O que mais marcou nesses 80 anos de vida, foi tocar nesse ‘mundão’ de meu Deus, agradando os filhos de meu Deus. Graças à ele, eu me sinto muito feliz”.
Depois de uma homenagem de seu marido, Helena Meirelles disse que vai voltar a tocar. “Já mandei limpar a minha viola, e deixa ela aqui, que vocês vão ver o ‘piseiro’ que vou fazer aqui”, ameaçou a violeira deitada na cama de seu quarto.
E como presente de aniversário, Helena Meirelles ganhou uma homenagem do cinema. Um documentário produzido pelo cineasta Carioca Francisco dos Anjos acaba de ficar pronto e deve chegar às salas de Mato Grosso do Sul nos próximos meses.
O documentário “Helena Meirelles – A Dama da Viola” conta em 75 minutos a trajetória de vida da violeira. As fazendas por onde passou em Aquidauana e Bataguassu foram usadas como cenário.
Surpresa
Nesta sexta, em entrevista ao vivo, estiveram presentes na sede da TV Morena, em Campo Grande, amigos de Helena Meirelles como Marcelo Loureiro, Aurélio Miranda, Carlos Colmann, Dino Rocha, Jads e Jadson, Tangará e Zé Viola, Amambai e Amambaí, Maciel Corrêa, entre outras.
“É a nossa grande representatividade em outros Estados. Quando comecei a tocar violão, eu comecei inspirado por ela. Tive oportunidade de tocar algumas vezes com ela e espero que Helena volte a tocar logo”, disse Marcelo Loureiro.
“Desejo tudo de bom para ela muitas felicidades, que Deus a ilumine muito”, disse o amigo Aurélio Miranda.
Fonte: MSTV 1ª Edição – TV Morena




