16/08/2004 11h17 – Atualizado em 16/08/2004 11h17
Depois de 17 anos de um intenso processo seletivo, Djalma Rezende, da marca 3W, anuncia a liquidação de 1.150 matrizes Nelore. A oferta de PO será em dois remates realizados pela Leiloboi, nos dias 14 de setembro e 2 de novembro, no tattersal da Acrissul, em Campo Grande, MS, com transmissão do Canal do Boi. Já as fêmeas Livro Aberto (LA) de primeira e segunda gerações, num total de 300 cabeças, serão vendidas na própria fazenda a partir deste mês.
Integrante do Programa de Melhoramento Genético Geneplus, coordenado pela Embrapa Gado de Corte, o plantel da 3W vem conquistando resultados expressivos. Na última Prova de Ganho de Peso a Pasto da Quilombo, encerrada no mês de julho, o garrote apresentado pela 3W teve o segundo melhor desempenho. “Esse resultado confirma o acerto da nossa seleção”, destaca Rezende, que na Prova do ano passado teve animais classificados em quinto, décimo e décimo sexto lugares, num universo de mais de 400 tourinhos de criatórios de todo o País.
Nos leilões de liquidação, a 3W vai ofertar as mães desses animais. São matrizes criadas exclusivamente a campo. Rústicas, de excelente caracterização racial, férteis, precoces e de muita habilidade materna. Outro traço importante do plantel 3W é o baixo índice de consanguinidade. Djalma Rezende explica que essa sempre foi uma preocupação no trabalho seletivo do Nelore. “Posso assegurar: 95% do plantel apresenta baixo índice de consanguinidade”, enfatiza, acrescentando ainda que na formação da base do plantel foi usada genética de touros como Nagory, Himalaya, Calcutá, Gim de Garça, Zefec Abdala, Fajrado da GB e Khiriaky, entre outros.
Sintonizado com a realidade do Cerrado e do Pantanal, Rezende também observou no processo seletivo, além da conformação frigorífico, o comprimento de umbigo e o bom temperamento do rebanho. “Com uma forte pressão de seleção, descartamos 25% de matrizes ao ano. Só ficam no plantel, animais capazes de transmitir precocidade e fertilidade”, conclui, ao lembrar que quem adquirir o plantel 3W vai estar levando também quase duas décadas de um rigoroso trabalho de aprimoramento genético do Nelore.
Fonte:MS Noticias




