26.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Dourados vai sedir Seminário sobre Conservação de Grãos

16/08/2004 10h27 – Atualizado em 16/08/2004 10h27

A busca cada vez maior pela qualidade e produtividade em toda a cadeia agroindustrial levou a Kepler Weber a promover, pelo quarto ano consecutivo, o Seminário Conservação de Grãos.

Neste ano, diante da demanda, a Kepler Weber decidiu aumentar o número de cidades onde haverá palestras. No Mato Grosso do Sul, no dia 27 de agosto as palestras serão em Dourados, no Sesi Fiems, localizado na rua Waldemiro de Souza, 290, Vila Industrial. As inscrições serão gratuitas (0800-512104), mas as vagas, limitadas.

A indústria com sede em Panambi (RS) quer difundir as práticas e tecnologias que ajudem o setor a melhorar a qualidade e produtividade nos grãos. Entre os palestrantes estão o engenheiro Rubem Groff, da Kepler Weber, o consultor na qualidade de grãos Flávio Lazzari, da Universidade Federal do Paraná, e os analistas de mercado da Safras e Mercado, Paulo Molinari e Flávio de França Júnior, que vão apresentar as perspectivas da safra 2004/2005.

O engenheiro Rubem Groff vai apresentar aos participantes as técnicas de secagem e as formas de melhor conservar os grãos. Serão apresentadas as últimas tendências de sistemas e equipamentos, hoje disponíveis para um tratamento econômico e eficiente dos grãos, e, principalmente, preservando a qualidade. No aspecto de conservação dos grãos, poderão aprimorar as técnicas mais modernas de pós-colheita. O objetivo é dar uma visão sistêmica do assunto qualidade, mostrando os requerimentos, os cuidados, as demandas dos consumidores e os meios de controle para o acompanhamento. As barreiras sanitárias e a fitossanidade e seus impactos globais vão fazer parte da abordagem de Flávio Lazzari, consultor na qualidade de grãos da Universidade Federal do Paraná.

Um cenário dos mercados agrícola nacional e internacional será traçado pela Safras e Mercado. Paulo Molinari diz que o bom desempenho do agronegócio bem como o processo de recuperação da economia interna e o crescimento mundial não afastam algumas preocupações do setor. A expansão da safra agrícola reacende o problema da falta de armazéns e as dificuldades enfrentadas para o transporte, além do peso dos tributos. Ele alerta que se trata de uma equação que pode colocar em risco a rentabilidade do produtor.

Fonte:Dourados News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.