22.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Propaganda gratuita é ponto alto da campanha no PR

16/08/2004 09h11 – Atualizado em 16/08/2004 09h11

O horário da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão começa amanhã. Tido pelos candidatos a prefeito como o meio mais eficiente de fazer sua mensagem chegar ao eleitor, o programa eletrônico vem se transformando no ponto alto das eleições pelas coordenações de campanha que cercam suas produções, pelo menos a estréia, de muito suspense.

Os programas dos candidatos a prefeito vão ao ar às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras e os candidatos a vereador aparecerão às terças-feiras, quintas-feiras e no sábado. Domingo é dia de folga. São duas vezes por dia, em blocos de trinta minutos. Na TV, às 13 horas e às 20:30, e no rádio, às 7 e às 12 horas.

Em Curitiba, o primeiro dia da propaganda eleitoral na televisão será aberto pelo candidato do PSDB a prefeito, Beto Richa (PSDB), conforme sorteio do Tribunal Regional Eleitoral. O coordenador da campanha tucana, Fernando Ghignone, não revela os custos do programa que está sendo produzido pela empresa do publicitário Hiran Pessoa de Mello.

Ghignone disse que nos 7min18 seg, Beto vai mostrar suas propostas de forma simples e despojada. “Nós vamos mostrar de tudo um pouco, mas o principal é que o Beto conhece bem Curitiba e esse é o nosso ponto forte. Será um programa simples, para cima e sem ataques aos adversários. Esse deveria ser o formato do programa de qualquer candidato que postula um cargo público”, disse Ghignone.

O luxo do programa tucano será a aparição de lideranças nacionais do PSDB, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o candidato a prefeito de São Paulo, José Serra, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Segundo o coordenador de campanha, também serão exibidos depoimentos de empresários, artistas, técnicos, cientistas e intelectuais.

Dono da maior fatia do horário (8min57seg), o candidato do PT, deputado estadual Angelo Vanhoni, será o segundo a aparecer no primeiro dia. A concepção do programa, guardada a sete chaves, é de Duda Mendonça, considerado um mago da publicidade eleitoral.

Responsável pela campanha vitoriosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, a agência Duda Mendonça Propaganda mandou para Curitiba uma equipe chefiada pelo jornalista paulista Dante Matiussi para cuidar da propaganda petista. Duda Mendonça veio algumas vezes à cidade e seu trabalho já pode ser conferido na criação do slogan “Tá Na hora Curitiba” e no jingle da campanha.

Conforme a assessoria de Vanhoni, a linha do programa será propositiva e terá algumas estrelas de apoio. Algumas domésticas, como o governador Roberto Requião (PMDB), que já gravou sua participação na semana passada, e outras de Brasília, como os ministros petistas da Fazenda, Antonio Palocci, e da Casa Civil, José Dirceu. Mas os militantes anônimos e candidatos a vereador também foram chamados para as gravações em um cenário montado na Avenida Anita Garibaldi. As cenas, com o candidato a prefeito em clima de confraternização popular, podem entrar no programa de abertura.

O programa do candidato do PFL, Osmar Bertoldi, terá o terceiro maior tempo. São 4min2seg. A campanha de Bertoldi está a cargo da Deiró Produtora. O coordenador de marketing, Claudio Loureiro, definiu assim o trabalho de vídeo: “será uma campanha limpa, honesta e transparente. A medição de qualidade de um programa é quando o telespectador pensa “puxa já acabou”. O nosso programa vai ser assim”, disse.

Loureiro afirmou que renovação é a palavra chave da propaganda eleitoral deste ano. “Está eleição é renovadora. Nenhum dos caciques políticos locais estão participando diretamente da campanha”, comentou. O responsável pelo marketing pefelista disse ainda que o programa vai usar poucos truques visuais. “Ninguém consegue enganar o povo”, provocou.

Fonte:Terra

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.