26.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Resende lamenta abandono de centro

16/08/2004 10h18 – Atualizado em 16/08/2004 10h18

O Centro de Referência Saúde Mulher, um projeto pioneiro em todo o país e que poderia servir de modelo para o Governo Federal, está abandonado em Dourados. A constatação é do deputado federal Geraldo Resende (PPS), que em sua passagem pela Secretaria de Estado de Saúde idealizou o projeto para oferecer atendimento de acordo com o que prevê o PAISM (Programa de Atendimento Integral à Saúde da Mulher) do Ministério da Saúde.

Segundo Geraldo Resende, ao passar em frente ao Centro, cujo prédio foi construído ao lado do Hospital da Mulher, as pessoas constatam que a sujeira toma conta do local e até a placa está quebrada, encostada à parede há vários meses. “A sensação que se tem é de total abandono”, lamenta.

Esse descaso, salienta o deputado, é comprovado pelo crescimento assombroso do índice de mortalidade materna verificado em Dourados no primeiro semestre deste ano, além das queixas de profissionais da área de saúde quanto às condições de trabalho no local .

Pela concepção inicial do projeto, o Centro deveria prestar atendimento de orientação ao exercício da sexualidade responsável para adolescentes, na prevenção a doenças sexualmente transmissíveis; ambulatórios com especialistas em gravidez de alto risco, mastologia (prevenção e tratamento ao câncer de mama), climatério (popularmente conhecida como menopausa) e de patologia cervical (para evitar ou tratar doenças do colo uterino).

Fonte:Diário MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.