17/08/2004 14h19 – Atualizado em 17/08/2004 14h19
O ciclista Edvando Cruz tornou-se nesta terça-feira o 247º atleta brasileiro inscrito nos Jogos Olímpicos de Atenas. O comitê organizador dos Jogos aceitou a inscrição do atleta, liberado pela União Internacional de Ciclismo(UCI) a participar das Olimpíadas mesmo sem ter obtido vaga no pré-olímpico.
No início do dia, a UCI e o Comite Olímpico Brasileiro (COB) deram sinal verde para que Edvando Cruz participe da prova de mountain bike. Ano passado, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) havia solicitado que o atleta, medalha de prata no Pan-Americano de Santo Domingo-2003, recebesse o direito de competir em Atenas.
“Lutamos por esta vaga há um bom tempo”, afirmou o presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos
De acordo com o dirigente, Edvando Cruz foi penalizado no Campeonato Pan-Americano, disputado na Colômbia, e acabou fora dos Jogos injustamente. O evento, que serviu de pré-olímpíco, foi disputado sob muita chuva, o que atrapalhou o desempenho dos atletas de ponta, afirma o dirigente.
“Não foi uma prova de mountain bike, mas sim de document.write Chr(39)empurradocument.write Chr(39) bike”, brincou.
“Com a história do Cruz como atleta de alta performance, conseguimos convencer a UCI a disponibilizar uma vaga para ele – completou Vasconcellos. A entidade internacional do ciclismo e o COB liberaram a inscrição do brasileiro nesta quarta-feira, passando a decisão para os organizadores dos Jogos.
Segundo o dirigente, Edvando Cruz está treinando no Brasil e manteve o ritmo de preparação mesmo sem ter garantido vaga nas Olimpíadas.
“Ele sabia que iríamos brigar por ele, e a espera valeu”, disse. “É uma figura nova que está surgindo aí, e vai participar das Olimpíadas com justiça”, completou.
Cruz tornou-se o segundo brasileiro a “herdar” uma vaga nas Olimpíadas. No tênis, beneficiado por uma desistência, o Brasil ganhou o direito de jogar a chave de duplas masculina. André Sá foi convocado para jogar ao lado de Flávio Saretta.
Fonte:L! SportPress




