17/08/2004 08h15 – Atualizado em 17/08/2004 08h15
O corpo da estudante Tarsila Gusmão será exumado pela segunda vez às 11h de hoje. O objetivo é provar que Tarsila é filha biológica do casal José Vieira de Melo e Alza Maria Gusmão.
O resultado do exame de DNA feito no Instituto de Criminalística de São Paulo excluiu a possibilidade da jovem ser filha do casal. O pedido da nova exumação foi acatado pela juíza da Comarca de Ipojuca, Ildete Veríssimo, após solicitação de Alza e José Vieira, que contestaram o resultado do exame.
O casal também solicitou que o cordão umbilical guardado por Alza Gusmão fosse usado no exame, entretanto, a juíza negou o pedido. Antes da exumação, os peritos Reginaldo Inojosa e Railton Bezerra e o geneticista Alfredo Beuttenmüller receberam da juíza de Ipojuca o material analisado no primeiro teste. O promotor de Ipojuca, Miguel Sales, também vai estar presente no Fórum de Ipojuca.
De acordo com o comerciante José Vieira, logo após a coleta dos restos mortais da estudante, ele e Alza Gusmão irão para o laboratório do Hospital Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (UPE), onde será realizada a coleta de sangue dos dois. No entanto, Alza Gusmão não deverá ir ao Cemitério de Santo Amaro, onde os restos mortais das adolescentes Tarsila e Maria Eduarda estão enterrados. As amostras serão enviadas para o Rio de Janeiro, juntamente com o material colhido durante a exumação, para que seja feita a comparação e um novo exame de DNA. A reportagem da Folha entrou em contato com a mãe de Tarsila, mas ela não quis se pronunciar sobre o assunto.
Todas as despesas estão sendo pagas pelo comerciante José Vieira. “Na quarta-feira, o material será levado para o Rio de Janeiro e eu irei também”, disse. Ainda segundo o comerciante, não restam dúvidas que Tarsila seja filha dele e de Alza. “Eu já estou cansado, eu não deveria estar passando por nada disso, por erro ou incompetência de alguém”, desabafou Vieira acrescentando que irá fazer, por conta própria, o exame utilizando o cordão umbilical para confrontar com o novo resultado.
O médico e perito Horácio Fittipaldi foi contratado por José Vieira para acompanhar os trabalhos da segunda exumação. Além dele, o dentista Sérgio Cesário também acompanhará. “Fiz um depósito de R$ 9,5 mil, que serão para pagar as despesas dos peritos e o valor do exame”.
Fonte:Agência Nordeste