17/08/2004 11h03 – Atualizado em 17/08/2004 11h03
Dando continuidade ao processo de informatização do Poder Judiciário Sul-Mato-Grossense, o Tribunal de Justiça está colocando em fase de implantação, durante esta semana, o novo Sistema Informatizado da Conta Única, totalmente desenvolvido pela Secretaria de Informática do TJ. Como parte da implantação, hoje, às 14h30min, no Salão Pantanal, acontece a apresentação do novo sistema à administração do Tribunal de Justiça, quando serão mostradas as facilidades que a nova ferramenta irá oferecer aos magistrados, servidores e ao próprio jurisdicionado.
Ainda dentro da programação, amanhã, durante a realização do II Encontro Estadual de Escrivães Judiciais e Diretores de Cartório, os participantes conhecerão o novo sistema e realizarão o recadastramento de suas senhas para o acesso, que será restrito a escrivães e magistrados nas comarcas.
Economia de tempo, transparência e facilidade operacional são as principais características do novo Sistema Informatizado da Conta Única. O Diretor do Grupo de Conta Única, Disney Antônio Paredes, lembra que com o sistema não será mais necessário o re-trabalho, ou seja, “antes todos os boletos emitidos precisavam ser enviados, via malote, para o Grupo de Conta Única do Tribunal de Justiça. Recebido o boleto, era preciso que um servidor da Conta Única digitasse todas as informações contidas no documento as quais já haviam sido digitadas pelo escrivão na comarca. Agora, com o novo sistema, o cadastramento dessas informações será on line, a partir do momento em que o escrivão da comarca inseri-las. A exemplo dessa transação, muitas outras serão facilitadas por meio desta nova ferramenta”, acrescenta o diretor.
Raio X – O novo sistema é dividido em dois módulos: Intranet e Gerenciamento. A Intranet será o local em que o escrivão terá acesso para emitir boleto, guia de levantamento e alvará, saldo do valor do processo, dentre outras informações. Já o gerenciamento, será o sistema interno responsável pelo controle de tudo que é realizado no programa e que será realizado pelo Grupo de Conta Única. Por meio dele, também será possível para a Auditoria Interna do TJ fiscalizar as atividades realizadas, uma vez que o programa ainda oferecerá a possibilidade de emitir relatórios gerenciais.
Informatização – O processo de automação do Judiciário vem ocorrendo não só nas comarcas como também no âmbito do Tribunal de Justiça. Suprir as necessidades que vão surgindo no dia-a-dia das atividades do Judiciário é um dos objetivos da informatização, explica o Diretor da Secretaria de Informática, Lício Sérgio Ferraz de Brito. “O nosso trabalho é fazer com que as ferramentas que a informatização oferece atendam o Judiciário, pulando etapas e agilizando a vida de magistrados, servidores e dos próprios jurisdicionados”.
Ampliação – O Sistema de Automação do Judiciário também vem avançando a cada dia no Judiciário Sul-Mato-Grossense. No dia 23 de agosto, a 4ª e a 6ª Vara dos Juizados Especiais estarão recebendo o SAJ, e, no mês de setembro, será a vez da 1ª, 2ª, 3ª, 8ª e 9ª Varas dos Juizados Especiais receberem o sistema. Ainda para este ano, está previsto o início da implantação da automação em outras nove comarcas (Porto Murtinho, Pedro Gomes, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Sete Quedas, Nioaque, Cassilândia e Inocência), o que abrangerá 94% da movimentação processual do Estado ligados à rede lógica. Com isso, 41 das 50 comarcas de Mato Grosso do Sul estarão informatizadas.
Fonte:Reporter MS






