17/08/2004 17h07 – Atualizado em 17/08/2004 17h07
A Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura deverá ganhar, no próximo mês, um novo coordenador. A ação, considerada de praxe pelo coordenador de agronegócios em pecuária da Secretaria de Estado da Produção e do Turismo(Seprotur), Marivaldo Miranda, “em nada virá a prejudicar o andamento dos trabalhos até então desenvolvidos pela Câmara, ao contrário vem, em caráter de renovação, agregar mais experiência no desenvolvimento operacional da mesma”.
Conforme Marivaldo Miranda o atual coordenador, Luiz Otávio Carneiro,“desempenhou um grande trabalho na Câmara e, apesar de estar deixando a coordenação, deve permanecer como membro auxiliando o desenvolvimento da Câmara Setorial”. Ainda segundo Marivaldo, o novo cargo deverá ser ocupado por um dos três candidatos já pré-agendados. A escolha ficará a cargo do secretário de Estado da Produção e do Turismo, José Antônio Felício.
CONQUISTAS
Trabalhando no Estado há cerca de um ano e meio, a Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura, que tem como coordenador Luiz Otávio Carneiro – que deverá ser substituído no próximo mês, vem agregando várias conquistas ao longo da atual gestão: o número de criadores está em constante ascensão, conseqüentemente vários núcleos de produtores estão sendo implantados por todo o Estado e até uma nova portaria está sendo criada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), para regulamentar a atividade.
Mas o que está mesmo deixando todos ansiosos é a espera pela construção do primeiro frigorífico destinado, exclusivamente, para o abate de ovinos. De acordo com o secretário executivo da Câmara vinculado a Seprotur, Carlos Barros Leite Jr, “essa é a principal conquista dos produtores já que a maior parte do abate desses animais, até então, são feitas em outros estados ou ainda, irregularmente, aqui mesmo em Mato Grosso do Sul”.
O frigorífico, que será instalado no macro-anel da Capital, próximo ao córrego Lageado, já está com as obras bem adiantadas como informou Geremias Rigon durante a reunião da Câmara que aconteceu nesta tarde na Seprotur. Juvêncio César da Fonseca, juntamente Geremias Rigon, está encabeçando essa nova estrutura orçada em aproximadamente R$ 600 mil. Com meta de atingir 200 abates por dia a nova obra deve estar funcionando ainda no primeiro semestre do próximo ano.
Fonte:MS Noticias




