17/08/2004 15h15 – Atualizado em 17/08/2004 15h15
O programa Ética e Cidadania – construindo valores na escola e na sociedade foi apresentado ontem aos representantes de secretarias estaduais e municipais de Educação da Região Centro-Oeste. Este foi o segundo seminário regional para formação de multiplicadores do programa, com a realização no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília. Mato Grosso do Sul deve receber a capacitação de multiplicadores do programa no próximo mês, mas ainda está sem data definida.
O Ética e Cidadania é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e vai estimular a reflexão sobre valores éticos e morais na escola, como respeito e solidariedade. A proposta central é a criação de fóruns escolares de discussão, com a participação de professores, funcionários, pais, alunos e membros da comunidade.
Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, o programa pode alcançar até 17 milhões de alunos, matriculados em 26.384 escolas localizadas em municípios com mais de cem mil habitantes, que compõem o público preferencial do programa.
Inscrições
As escolas interessadas podem acessar o programa Ética e Cidadania no site do MEC na internet www.mec.gov.br onde poderão se inscrever ou conhecer o material. O MEC promoverá mais cinco encontros para capacitação de multiplicadores do programa.
O próximo seminário será no dia 25 de agosto, em Curitiba (PR), com representantes de toda a Região Sul. Dia 31 de agosto a capacitação será em Recife (PE) e em setembro mais três seminários serão realizados, em Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e no Ceará.
Fonte:Capital do Pantanal





