29.1 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Água do mar invade rio e impede a pesca em SE

19/08/2004 17h04 – Atualizado em 19/08/2004 17h04

Os pescadores do povoado Saramen, na foz do rio São Francisco, em Brejo Grande (a 137 quilômetros de Aracaju), estão há mais de um mês sem pescar por causa da intensa ventania e do mar revolto. A água do mar invadiu o rio e em boa parte dos municípios da região é fácil detectar a presença de água salgada e peixes marinhos. Barrado pelo represamento da usina hidrelétrica de Xingó, o rio São Francisco, que produz energia suficiente para todo o Nordeste, não consegue vencer o mar.

Neste período de marés elevadas, observa-se nas margens do “Velho Chico” coqueiros que foram arracandos pelo mar que avança sobre o rio. Saramen é hoje uma vila isolada. Dos 30 moradores que viviam na localidade por mais de cinqüenta anos, apenas dois continuam porque não têm para onde ir.

O mar destruiu as casas. A primeira foi a de Valmir dos Santos. Da casa de dois quartos sobraram apenas alguns pedaços de madeira. Valmir dos Santos disse que mora em Saramen há 38 anos e nunca viu uma força do mar como a atual.

O outro morador, Ariosvaldo, reformou a casa onde mora há um ano, quando o mar estava a mais de dois quilômetros da vila. Certo dia, quando estava dormindo, foi surpreendido com o mar invadindo a casa. O mar também mostra-se revolto no povoado Saco, no município de Estância, a 68 quilômetros de Aracaju.

Fonte:Agência Nordeste

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.