19/08/2004 16h09 – Atualizado em 19/08/2004 16h09
A Microsoft e a Electronic Arts (EA) e a Fifa se juntaram para criar um campeonato mundial de futebol que será disputado pela internet. Batizado de Copa do Mundo Interativa da Fifa, o evento vai até dezembro e contará com torneios que serão realizados em várias partes do mundo, sob a supervisão da Fifa.
A temporada foi programada para acontecer entre outubro e dezembro, justamente para coincidir com o período de vendas de Natal. O objetivo é aumentar a demanda pelo Fifa Soccer 2005 e impulsionar o mercado de jogos on-line.
As empresas esperam que um milhão de pessoas participem do torneio, ajudando a EA a vender cerca de 6 milhões de cópias do game de futebol no mundo inteiro. A companhia é conhecida no mundo inteiro por seu domínio no segmento de jogos esportivos.
Segundo Jan Bolz, diretor de vendas da EA na Europa, jogadores de todas as partes poderão competir em tempo real durante o torneio. “Um torcedor do Bayern, em Munique, poderá jogar contra um fã do Manchester United, na Inglaterra”, disse.
O game terá versões para computadores e todos os videogames (GameCube, PlayStation 2 e Xbox), mas o torneio só poderá ser disputado pelos donos do Xbox, da Microsoft.
E, apesar de o torneio ser mundial, apenas os moradores da América do Norte, Ásia e Europa poderão participar da competição.
Eles precisam estar conectados à rede Xbox Live para disputar as partidas, e a rede está disponível em apenas algumas regiões.
Atualmente, o PlayStation 2, da Sony, é o líder de mercado, com mais de 59 milhões de unidades vendidas até o fim de 2003, segundo uma pesquisa da Screen Digest, consultoria com sede em Londres.
O Xbox vem em segundo lugar, com 15,5 milhões de consoles vendidos, enquanto o GameCube, da Nintendo, com base de 13,5 milhões de usuários, segundo a consultoria britânica.
Fonte:Folha On Line




