19/08/2004 09h32 – Atualizado em 19/08/2004 09h32
Um projeto de incentivo a implantação de hortas comunitárias que vem sendo desenvolvido há quase dois anos pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, está despertando a conscientização dos estudantes no sentido de tratar bem a natureza e de como devem proceder para produzir alimentos saudáveis.
O projeto das hortas está espalhado por toda a cidade e hoje atende milhares de alunos da Rede Municipal de Ensino (REME), que participam ativamente das aulas ministradas nas hortas e colaboram na produção de hortaliças, que servem como complemento e enriquecem ainda mais o cardápio da merenda escolar.
A técnica agrícola, Lélia Inês Zampieri, que percorre as escolas oferecendo palestras e orientações técnicas para os estudantes, disse que a Prefeitura Municipal tem se preocupado muito em oferecer aulas para que as crianças e adolescentes aprendam a lidar e valorizar a terra. “É importante despertar nessas crianças o senso de responsabilidade com a natureza”, ressalta.
Ela disse que a secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável, Olívia Moraes, tem acompanhado os trabalhos e tem ficado muito satisfeita com os resultados obtidos. Lélia Zampieri explica que nas suas palestras procura orientar os estudantes da importância de se manter uma alimentação balanceada. “E através dessas hortas comunitárias, implantadas pela Prefeitura Municipal, isso está sendo possível”.
A técnica agrícola fala que também foi implantada uma horta em parceria com o serviço social da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). “Essa horta funciona na Escola Municipal Anselmo Soares de França e atende atualmente cerca de 320 alunos. É um importante trabalho desenvolvido pelo município e por essa empresa que colabora de forma decisiva para o engrandecimento do projeto das hortas comunitárias”, afirma.
Segundo Lélia Zampieri, atualmente funcionam hortas comunitárias nas escolas localizadas nos seguintes bairros: Jardim das Rosas, Jardim Ivone, Coophafronteira, São João, Ipês II, Ignez Andreazza, Jardim Aeroporto. Também foi implantada uma horta na sede do Programa de Saúde da Família (PSF), do Jardim das Rosas. Várias outras escolas serão beneficiadas com a implantação e as que já tem receberão incentivos da Prefeitura Municipal para que possam ampliar a produção de hortaliças.
Fonte:Reporter MS





