29.1 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Puccinelli inaugura banco de sêmen de touros no Aguão

19/08/2004 16h53 – Atualizado em 19/08/2004 16h53

Os mais de 100 pequenos e médios produtores rurais da região do Aguão passam a contar com um posto de inseminação artificial para bovinos. Nesta quarta-feira, às 11 horas, o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli estará inaugurando o local e assinará o termo de autorização de uso. O posto, uma espécie de banco de sêmen, construído pela prefeitura da Capital no Assentamento Conquista, abrigará em vasilhames especiais (botijões de nitrogênio) o sêmen de touros que irá viabilizar a melhoria genética do rebanho das propriedades da região. A solenidade oficial acontece na Chácara Longuinho, no Aguão.

A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação da Mão-de-obra Rural, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Nesta semana, 12 funcionários de diversas propriedades rurais do Aguão participaram de um curso que propiciou o conhecimento técnico e tecnologia de todo o processo de inseminação artificial para bovinos. De acordo com o diretor de Agropecuária da Sedec, Jaime Balejo, a maioria das propriedades rurais da Capital dispõem de um rebanho pequeno, com 10 a 15 vacas em média, o que inviabiliza a aquisição de um touro que atualmente demandaria um investimento superior a R$ 5 mil.

“Os pequenos produtores não têm condições de manter um touro reprodutor e a única forma de melhorar geneticamente o rebanho será utilizar a técnica de inseminação artificial”, observa Balejo. O investimento do produtor rural não passará de R$ 7,00 por inseminação isto porque a atividade será subsidiada pela prefeitura que arcará com um kit de material de consumo (pipeta, luvas, aplicadores e o sêmen) e com os cursos de inseminação artificial. O incentivo à inseminação deverá aumentar de forma significativa a produção leiteira na região a médio prazo.

Fonte:MS Noticias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.