19/08/2004 11h01 – Atualizado em 19/08/2004 11h01
Uma doença chamada bruzone, causada por um fungo quando existe excesso de umidade, fez com que os agricultores obtivessem perdas maiores na safra de trigo na região da grande Dourados. Na última reunião da Corea (Comissão Regional de Estatística Agropecuária) realizada no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ontem de manhã, os técnicos avaliaram uma queda no rendimento em relação à estimativa feita no mês passado.
As geadas também teriam prejudicado bastante, segundo avaliação.
No mês passado os técnicos que imaginavam um rendimento de 2.100 quilos por hectares, no entanto, este mês a previsão caiu para 1.140 quilos, 45,7% menor. Dourados plantou 25 mil hectares com trigo. 10% da área tiveram perda total.
Segundo o chefe da agência do IBGE local, Aparecido Freitas Brito, as perdas estão preocupando os produtores, já que o preço de mercado da saca de trigo está baixo, podendo chegar a R$ 24, se o índice de qualidade for satisfatório. Inicialmente os produtores estavam prevendo um preço maior, por isso sentiram-se estimulados a aumentar a área plantada este ano em 10%. A previsão é de que até 15 de setembro toda a área já esteja colhida. Até agora os produtos colheram 15% da área plantada.
Milho
O milho não foi prejudicado com as chuvas do mês passado, segundo a análise dos técnicos da Corea. A previsão de rendimento médio, que na última reunião era de 3.450 quilos por hectares, permaneceu este mês porque maioria das lavouras já estava com os grãos formados. Na avaliação os técnicos, a estiagem deste mês também não está prejudicando a safra de milho, muito pelo contrário, pois os produtores estão podendo colher com tranqüilidade, sem ameaças de chuva. Dos 85 mil hectares plantados, já foram colhidos 45%. A previsão é que a colheita prossiga até 10 de setembro.
Fonte:Diário Ms




