20/08/2004 16h28 – Atualizado em 20/08/2004 16h28
Um Airbus A310 da TAP-Air Portugal teve de fazer nesta sexta-feira uma manobra radical para evitar uma colisão no ar com um pequeno avião pouco antes de aterrissar no Arquipélago dos Açores, deixando 33 feridos. A aeronave carregava 133 passageiros e oito tripulantes de Lisboa para a Ilha Terceira no momento em que teve de fazer um mergulho de cerca de 2.000 metros depois que controladores aéreos alertaram para o risco de colisão no ar, disseram funcionários da TAP e do aeroporto.
“Os ferimentos foram causados pelo fato de muitos passageiros não estarem com os cintos de segurança afivelados no momento da manobra”, anunciou a companhia aérea por meio de um comunicado. O avião aterrissou com segurança no Aeroporto Lajes, na Ilha Terceira, localizada a cerca de 1.500 km da costa portuguesa. Os 31 passageiros feridos e dois tripulantes foram levados para um hospital, segundo a TAP.
“Os que não estavam com os cintos afivelados bateram com a cabeça no teto ou na poltrona da frente”, disse o ministro da Agricultura, Carlos da Costa Neves, que estava no avião, em entrevista ao canal de TV SIC-Noticias. A pequena aeronave que se envolveu no acidente estava em espaço aéreo militar no momento do incidente, segundo funcionários do governo. O Aeroporto Lajes fica localizado numa base aérea americana.
Fonte:France Presse




