31.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Caminhoneiros bloqueiam BR-364 em Sapezal e ateiam fogo

20/08/2004 10h26 – Atualizado em 20/08/2004 10h26

Os caminhoneiros que transitam na BR 364, ligando Sapezal ao Estado de Rondônia, interditaram a Ponte sobre o Rio Juruena na noite de ontem (19). A ponte de madeira, que é muito antiga, há anos não passa por uma reforma e está intransitável, devido as rachaduras nas madeiras. Anteontem um caminhão guincho chegou a cair somente com o rodado dianteiro, depois que algumas pranchas quebraram, por sorte o caminhão não caiu dentro do rio.

O clima ficou tenso durante a madrugada, quando motoristas atearam fogo na ponte. Eles alegaram que isso foi um ato criminoso de algum motorista isolado e que não foi feito pelos manifestantes. Motoristas que estão participando da manifestação conseguiram apagar o incêndio a tempo. O estado da ponte é crítico e somente as ambulâncias podem passar. Mesmo que os motoristas liberem a passagem dos veículos, somente os carros de pequeno porte podem passar, devido ao estado deplorável que se encontra a ponte.

A estratégia dos caminhoneiros é deixar a ponte bloqueada até que as autoridades tomem as providências e reformem a ponte para o tráfego de carretas.

Muitos motoristas foram pegos de surpresa, e sem poder fazer o retorno devido ao pequeno espaço, estão sem comida e sem água. O mais grave é muitos caminhoneiros viajam com a família, deixando crianças e mulheres sem ter o que comer.

“Isso é uma vergonha, nós estamos alertando as autoridades há mais de dois meses sobre a situação da ponte. Nela passam mais de 700 carretas todo dia, escoando a safra da região e ninguém toma providência”, disse João Batista da Silva.

O Prefeito de Sapezal, Aldir Schneider que está em Cuiabá, disse que está buscando parcerias para solucionar o problema. “Estamos buscando parcerias para recuperar, mesmo que provisoriamente a ponte. O município não tem verba para fazer essa reforma, devido a queda da receita sobre o ICMS. A Justiça liberou o dinheiro do ICMS que estava retido no governo do estado através de liminar, porém a Secretaria de Fazenda não cumpriu com a determinação. Estamos aguardando a liberação desse dinheiro, para que assim possamos consertar a ponte, mesmo que a lei de responsabilidade fiscal proíba o município de investir em obras federais, mas como o caso de emergência nós arrumaríamos sim”, explanou o prefeito.

O Ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento, esteve em Sapezal no dia 04 de junho e assinou a ordem de serviço para a conclusão da obra de pavimentação asfáltica num trecho de 5,2 Km de extensão no valor de R$ 4,7 milhões na travessia urbana que está em andamento.

Foram destinados R$ 11 milhões para a conclusão de 13 Km de asfalto entre Sapezal e Campos de Júlio, incluindo a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Juruena, porém até agora nada foi feito.

Fonte:Diário de Sapezal

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.