20/08/2004 09h44 – Atualizado em 20/08/2004 09h44
A medicina está perdendo a corrida contra a malária, doença que afeta meio bilhão de pessoas todo ano. O parasita causador da doença adquiriu resistência a um novo remédio que mal começou a ser introduzido na África, o continente mais afetado.
Um novo estudo, publicado na edição de hoje da revista científica “Science”, indica que essa nova resistência foi transmitida aos africanos a partir do Sudeste Asiático.
Cally Roper, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido, e mais quatro colegas mostraram que as transformações do material genético do parasita, um organismo unicelular conhecido como Plasmodium falciparum, tornando-o resistente à droga pirimetamina, indicam uma origem asiática da resistência encontrada no continente africano.
“Estes dados demonstram que a resistência a drogas antimalária é um problema internacional, que requer uma resposta internacional coordenada”, afirmam os autores do estudo.
Fonte:Folha de S.Paulo



