27.7 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Conselho Federal de Medicina cria Centro de Pesquisa

20/08/2004 15h29 – Atualizado em 20/08/2004 15h29

O Conselho Federal de Medicina (CFM), através da Resolução Nº 1.723/2004, publicada no Diário Oficial da União do dia 17/08, cria o Centro de Pesquisa e Documentação em Saúde, Ética Médica e Bioética (CPEDOC).

O CPEDOC surgiu da necessidade da criação de um setor para informar permanentemente a sociedade no que se refere à análise crítica das condições de saúde hoje existentes, com uma visão imparcial e não-governamental. O CFM poderá produzir, de forma ágil, informações capazes de instrumentar o trabalho político dE entidades nas áreas da saúde (pública e privada), trabalho médico, ética médica e bioética.

Segundo o relator da Resolução, Mauro Brandão Carneiro, o CFM é a entidade máxima de representação dos médicos no Brasil e também a única organização não-governamental com estrutura para suprir a sociedade de informações sobre o exercício da Medicina, particularmente nos aspectos éticos e nas avaliações críticas das condições de saúde e assistência à população. “Desde que iniciamos a Pesquisa sobre Qualificação, Trabalho e Qualidade de Vida do Médico, no ano passado, várias demandas vêm surgindo, isto revelou uma necessidade reprimida de informação e conhecimento, tanto interna como externamente ao Conselho, até então tratada de forma precária”, justifica o conselheiro Mauro Brandão.

Com a criação do CPEDOC, o Conselho poderá:

  • Realizar pesquisas e estudos diagnósticos e prospectivos para o fornecimento de subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas nas áreas da saúde e educação médica;

  • Analisar e avaliar as políticas públicas, os programas e as ações governamentais nas áreas da saúde e educação médica;

  • Realizar pesquisas e estudos para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas de ética médica e bioética;

  • Disseminar informações e conhecimentos, advindos dos estudos e das pesquisas realizadas, por meio de publicações convencionais e eletrônicas e através de seminários, congressos, comissões, grupos de trabalho e outros fóruns comuns às instâncias representativas do País;

  • Estabelecer parcerias e convênios de cooperação técnica com instituições nacionais e internacionais.

Fonte:Coxim News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.