31.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Professores de surdocegos receberão aperfeiçoamento

20/08/2004 10h39 – Atualizado em 20/08/2004 10h39

O aprimoramento profissional que a Secretaria de Estado de Educação (SED) está oferecendo aos profissionais que trabalham com surdocegueira no estado, através do 1º Encontro Estadual de Profissionais que atuam com Alunado Surdocego e Múltiplo Deficiente Sensorial em Mato Grosso do Sul, irá subsidiar o trabalho dos educadores, fornecendo informações sobre o atendimento educacional ao surdocego e ao múltiplo deficiente sensorial em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial da SED, Vilma Vitiratto, a partir do momento que foi levantada a população de surdocegos em Mato Grosso do Sul, o atendimento a sete pessoas passou a ser feito pelo Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada). Porém, à medida que o projeto Implantação do Atendimento Educacional às Pessoas com Surdocegueira e Múltipla Deficiência Sensorial em Mato Grosso do Sul foi sendo implementado, os profissionais passaram a ter conhecimento de novos casos, impondo a necessidade de oferecer melhor estrutura para o atendimento.

A pedagoga responsável pelo projeto, Iolanda de Castro Utuari, chegou a atender, sozinha, sete pessoas em diferentes municípios. “No início, a Iolanda atendia esses surdocegos por conta própria. Depois que o projeto foi implementado, fomos profissionalizando o trabalho e, hoje, temos um professor para cada município”, lembra Vilma.

O encontro reunirá profissionais especializados no atendimento à surdocegueira. Entre os ministrantes, estão a professora Dalvanise de Farias Duarte, da AHIMSA de São Paulo e do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, a pedagoga Iolanda de Castro Utuari, técnica do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) e representante do Grupo Brasil em MS, a professora Shirley Vilhalva, técnica do CAS, e a psicóloga Jaquelini Ricartes Costa, técnica do Ceada.

Os temas abordados durante o encontro serão: histórico da educação do surdocego, caracterização da Surdocegueira (conceito, classificação e etiologia), caracterização do surdocego pré-lingüístico, comunicação e formas de comunicação, abordagem Jan Van Dijk, condutas inadequadas, proposta de atendimento educacional do surdocego, orientação no espaço, personalidades surdocegas, e sensibilização do educador.

Fonte:MS Noticias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.