21/08/2004 09h30 – Atualizado em 21/08/2004 09h30
O ginasta Paul Hamm, primeiro americano a ganhar o ouro na competição individual geral masculina, não deveria ter ganho a medalha, afirmou neste sábado a Federação Internacional de Ginástica (FIG). Mas Hamm, ficará com a medalha, apesar do erro de pontuação que roubou o título do sul-coreano Yang Tae-young, lhe valendo só o bronze. “As regras da FIG não permitem protestos contra notas de juízes. Elas têm que ser aceitas como finais e não podem ser modificadas”, disse a FIG em comunicado distribuído neste sábado em Atenas.
Três juízes foram suspensos depois do protesto da Coréia do Sul sobre o nível de dificuldade atribuído às séries de Yang. Se o atleta tivesse sido avaliado com o nível correto nas barras paralelas, ele teria terminado a prova com um total de 57.874, 0.051 à frente do rival americano. “O erro dos juízes está confirmado pela FIG, o ginasta recebeu nota de saída de 9,9, em vez de 10”, reconheceu a FIG.
“Para proteger a integridade da federação, os juízes e para manter e assegurar o padrão mais alto possível de julgamento nos Jogos Olímpicos, o comitê executivo da FIG decidiu suspender três juízes envolvidos na questão.”
Fonte:Globo On Line




