24.5 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio de 2025

Nenhum candidato de MS prestou contas à Justiça Eleitoral

24/09/2004 11h18 – Atualizado em 24/09/2004 11h18

Bom Dia MS – TV Morena

Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral criou um sistema resolução que permite que candidatos, partidos e coligações prestem contas à Justiça Eleitoral ainda durante o período de campanha.

A idéia era disponibilizar os dados ao eleitor pela internet. Mas, não foi o que aconteceu. A pouco mais de uma semana das eleições nenhum dos cinco mil candidatos no Estado disponibilizou essas informações à justiça.

Por lei, a prestação de contas de campanha deve ser feita até 30 dias depois das eleições. Mas este ano, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral prevê que candidatos, partidos, coligações, fornecedores ou doadores podem prestar informações financeiras à justiça durante a campanha. Dados que ficam à disposição do eleitor na internet. Mas esse sistema não está sendo usado.

Essa falta de transparência na arrecadação financeira e gastos eleitorais é a mesma no resto do país. Apenas dois candidatos, um a prefeito pelo interior do Espírito Santo, e outro a vereador pelo Estado de Sergipe, disponibilizaram as informações na internet, no site da Justiça Eleitoral.

Em Campo Grande, o juiz eleitoral Paulo Rodrigues, responsável pela prestação de contas da campanha, desconhece quais e como os recursos estão sendo aplicados nesta eleição. Os comitês financeiros dos partidos declararam a previsão de gastos no início da campanha. Só na Capital devem atingir os R$ 57 milhões.

A prestação de contas antecipada não é obrigatória. As coligações que disputam as eleições em Campo Grande informaram que optaram por fornecer as informações da forma tradicional, após as eleições, como determina a legislação eleitoral.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.